Ao longo dos últimos vinte anos, estima-se conservadoramente que os desastres já mataram 1,3 milhões de pessoas, afetaram 4,4 bilhões e resultaram em perdas econômicas de US $ 2 trilhões. Esses são números surpreendentes, analisando o que isso significa em termos de oportunidades perdidas, vidas destroçadas, habitações, escolas e unidades de saúde destruídas, perdas culturais e de transporte.
Os países mais afetados nas categorias de pessoas afetadas, perdas materiais e perdas humanas são a China (2,5 bilhões de pessoas afetadas), os Estados Unidos (US$ 560 bilhões de prejuízo) e o Haiti (230.675 mortos). Isso não significa de forma alguma que o Brasil esteja vacinado e imune a desastres.
Pelo contrário, essas informações mostram a vulnerabilidade de qualquer país do nosso planeta a desastres. Reconhecer o risco de desastres e se preparar e o único caminho.
Para ver o comunicado e o infográfico da ONU, clique aqui: http://www.unisdr.org/files/27162_2012no21.pdf.
Algumas observações:
Devido à falta de tempo para me dedicar ao blog, as postagens não serão mais semanais. Pelo menos durante os próximos meses, tentarei atualizar o blog mais ou menos a cada quinze dias.
Existem várias maneiras de acompanhar as atualizações do Emergência Brasil:
Clique em "Participar deste site", no lado direito da página:
Você pode usar a opção "Seguir por e-mail", também na direita da página:
Ou ainda adicionar o Emergência Brasil no Google Reader:
Se achou alguma postagem interessante, divulgue nas redes sociais:
Obrigado!