Imagine que essa informação não esteja disponível. Um galpão com tambores abandonados, rótulos apagados ou inexistentes, responsáveis ausentes... como descobrir com o que se está lidando?
Existem vários recursos disponíveis para isso. Vamos examinar dois deles que podem ser obtidos gratuitamente.
Computer-Aided Management of Emergency Operations (CAMEO)
CAMEO é um nome genérico que abrange softwares gratuitos oferecidos pelo Office of Response and Restoration da NOAA (). Para identificação dos produtos químicos, o software de interesse é o CAMEO Chemicals, disponível como um website e como uma versão para download que pode ser executada em um computador off-line.
O software tem uma biblioteca com milhares de produtos químicos com dados físico-químicos e informações para resposta a emergência, além de prever os resultados da mistura de vários produtos. Através da busca avançada, é possível procurar o produto químico através de características físicas, como o odor e o aspecto. Obviamente o resultado da busca retornará várias referências, que podem ser refinadas com mais informações que o socorrista tiver disponíveis.
O problema é que o software está em inglês. Instruções detalhadas em: http://cameochemicals.noaa.gov/help/3_searches/using_physical_clues.htm
Programa para Identificação de Produtos Químicos da CETESB
O pessoal do setor de Atendimento a Emergências da CETESB desenvolveu uma planilha em Excel, com a finalidade de auxiliar as equipes de resposta às emergências químicas na identificação dos produtos envolvidos. O programa foi desenvolvido tendo como base um documento técnico da CETESB elaborado em 1993.
A planilha é muito simples e criativa e está em português. Ela pode ser acessada em: http://www.cetesb.sp.gov.br/gerenciamento-de-riscos/emergencias-quimicas/259-home, clicando em "Programa para Identificação de Produtos Químicos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário