Hoje, gostaria de render homenagem aos 343 bombeiros que perderam a vida no WTC e aos muitos outros socorristas que sofreram doenças decorrentes da exposição a agentes ambientais nos trabalhos de salvamento e rescaldo.
Recomendo a quem tiver oportunidade de assistir, o documentário "Os Bombeiros do 11 de Setembro" da National Geographic, que está sendo reprisado algumas vezes nesta semana.
"Os Bombeiros do 11 de Setembro". (http://www.natgeo.com.br) |
Duas notícias interessantes:
A NIOSH deve anunciar o reconhecimento do nexo causal entre os trabalhos no "marco zero" e cerca de 50 tipos de câncer, o que deve permitir que vários socorristas que adoeceram se beneficiem do James Zadroga 9/11 Health and Compensation Act, a lei que ampara os doentes ocupacionais dos trabalhos de rescaldo do 11/9. Calcula-se que cerca de 400 pessoas já morreram de câncer relacionado aos trabalhos.
Outra notícia é que a US Fire Administration e a International Association of Fire Chiefs irão iniciar um estudo para redução do comportamento de risco no trabalho de bombeiros. Embora não diretamente relacionado ao 11 de setembro, as conclusões podem ajudar a explicar e reduzir no futuro, alguns comportamentos de combate agressivo a incêndios, que podem ter contribuído para o número de mortes de socorristas nos atentados (mas que - de maneira nenhuma - diminui o valor daqueles que fizeram o sacrifício supremo em favor do próximo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário