http://austintexas.gov/ |
O sistema americano é o FEWS — Flood Early Warning System, ou Sistema de Aviso Antecipado de Inundação. O sistema iniciou sua operação em 1985, em uma forma pouco amigável, que trazia apenas números para que os operadores interpretassem o risco de inundação. Em 2008, passou por uma modernização, que encerrou-se em 2010.
O sistema atual integra entradas de informação de diferentes fontes, como dados do radar doppler do National Weather Service e de pluviômetros em terra, calculando e gerando a cada 15 minutos mapas precisos das áreas com risco de inundação, com uma antecedência de até 6 horas. Baseados nesses mapas, as autoridades podem ordenar evacuações ou interditar vias, ou ainda informar o Corpo de Bombeiros da cidade para um planejamento eficaz da resposta necessária.
Um dos pontos fracos do sistema – conforme seus próprios idealizadores – é a falta de uma interface de comunicação com o público, que não tem acesso aos mapas gerados. Embora prevista, essa interface ainda não foi desenvolvida por problemas de orçamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário