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sábado, 12 de novembro de 2011

O Sistema de Comando de Incidentes


A evolução da sociedade tem trazido novos sistemas e tecnologias que proporcionam notáveis benefícios, mas que, simultaneamente, fazem surgir novos riscos de acidentes industriais. Dessa forma, as entidades responsáveis pela resposta à emergência têm que estar preparadas para esses novos desafios.
Porém, nem sempre uma única entidade, seja um ente público ou privado, possui todos os recursos materiais e humanos para fazer frente a um acidente industrial. Assim, muitas vezes a resposta à emergência gerada pelo acidente industrial é feita por mais de uma agência, seja através de Planos de Auxílio Mútuo (PAMs) organizados, seja através da ajuda voluntária ad hoc.
Quando há necessidade do trabalho conjunto de várias entidades com estruturas, filosofias e níveis de treinamento diferentes, a falta de harmonização dos trabalhos pode comprometer seriamente o resultado final e a segurança dos envolvidos.
Na década de 1970, a fim de melhorar a coordenação entre várias equipes atuando em incêndios florestais na Califórnia, EUA, um grupo chamado FIRESCOPE (Firefighting Resources of California Organized for Potential Emergencies), composto por agências locais, estaduais e federais, criou o sistema de comando chamado de Sistema de Comando de Incidentes ou Incident Command System (ICS).

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