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sexta-feira, 23 de março de 2012

Resposta a polimerização descontrolada

Na postagem anterior, falamos sobre a polimerização de um vagão tanque de estireno nos EUA, em 2005.


O vagão estava marcado com número ONU 2055. O Manual para Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos identifica o número ONU 2055 como "monômero de estireno, estabilizado", que está ligado ao Guia 128P. A letra "P" significa que o produto químico pode sofrer "auto-polimerização", e que é fornecido com um agente inibidor de polimerização. A guia 128 abrange líquidos inflamáveis (não polar / não miscível em água). Na expectativa de um possível incêndio, a guia 128 recomenda: "Se a carga ou tanque estiver envolvido em fogo, isole a área em um raio de 800 metros em todas as direções. Considere a necessidade de evacuação da área isolada".

Na ausência do manual, uma opção seria utilizar o software ou o site do CAMEO (Computer-Aided Management of Emergency Operations): <http://cameochemicals.noaa.gov/about>. O resultado da busca do número ONU 2055 iria direcionar para a Guia 128 P "Emergency Response Guide 2008", que é igual a do nosso manual, só que em inglês. Além disso, a busca iria direcionar para uma folha de dados, com mais informações sobre o produto e recomendações para a resposta, que foram adotadas no caso de Cincinatti: "Mantenha faíscas, chamas e outras fontes de ignição longe. (...) Usar água em forma de neblina para abater os vapores".

Fazendo uma rápida simulação utilizando o software ALOHA, considerando a liberação dos 90 metros cúbicos do vagão em um minuto, seguido de explosão de nuvem de vapor temos que a onda de choque pode provocar ferimentos sérios até 912 metros do epicentro da explosão:
 THREAT ZONE:
   Threat Modeled: Overpressure (blast force) from vapor cloud explosion
   Type of Ignition: ignited by spark or flame
   Level of Congestion: congested
   Model Run: Heavy Gas
   Red   : LOC was never exceeded --- (8.0 psi = destruction of buildings)
   Orange: 912 meters --- (3.5 psi = serious injury likely)
   Yellow: 1.1 kilometers --- (1.0 psi = shatters glass)



Se considerarmos o cenário de liberação sem incêndio imediato, a mesma simulação indica uma área com risco de incêndio de até 1,1 Km.
 THREAT ZONE:
   Threat Modeled: Flammable Area of Vapor Cloud
   Model Run: Heavy Gas
   Red   : 861 meters --- (11000 ppm = LEL)
   Orange: 1.1 kilometers --- (6,600 ppm = 60% LEL = Flame Pockets)
   Yellow: 2.1 kilometers --- (1,100 ppm = 10% LEL)



Para o caso improvável da liberação do produto e dispersão sem incêndio, a concentração imediatamente perigosa a vida e saúde (IPVS) pode chegar a 2,4 Km:
 THREAT ZONE:
   Model Run: Heavy Gas
   Red   : 2.4 kilometers --- (700 ppm = IDLH)



Embora as simulações contenham muitas variáveis que dimunem muito a exatidão do resultado, os números sugerem que o raio de evacuação poderia ser aumentado a critério do Comandante do Incidente.

Felizmente, nenhuma explosão ocorreu, o produto químico não foi liberado de uma só vez e as pessoas foram evacuadas para uma distância segura. A válvula de segurança fez o trabalho que foi projetada para fazer, isto é, liberar o acúmulo de pressão excessiva lentamente evitando uma explosão catastrófica. O erro que deve ter causado o acidente foi deixar o vagão parado durante nove meses, período durante o qual o inibidor de polimerização perdeu sua função.

A resposta não permitia ações ofensivas para sanar o problema, pois colocariam os socorristas em risco elevado. A resposta foi correta, tomando-se as medidas defensivas como evacuação, isolamento e resfriamento/abate de vapores por canhões monitores sem operação humana.

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